segunda-feira, 19 de maio de 2008

História


Muitos povos tem vivido na península ao longo de mais de 5000 anos.
A fundação do Islã por Maomé no ano de 620 da era actual e a subsequente importância religiosa das cidades árabes de Meca e Medina concederam aos governantes desse território considerável influência além da península.
O Estado Saudita surge na Arábia Central em 1744, Um chefe local, uniu forças a um resgatador dos fundamentos do Islã, para criar uma nova entidade política. O moderno Estado Saudita foi fundado pelo último Rei Abdul Aziz Al-Sau.

A descoberta de petróleo deu-se em 3 de Março de 1938, transformando o país.
As fronteiras com a Jordânia, o Iraque, e o Kuwait foram estabelecidas por uma série de tratados negociados nos anos de 1920.

Economia


A extracção e exportação do petróleo constitui a actividade económica mais importante, sendo a Arábia Saudita o maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e também são produzidas quantidades significativas de gás natural.
Até há pouco tempo, a produção agrícola era limitada pela inexistência de água e pela grande salinidade do solo. Agora, graças à irrigação, a Arábia Saudita tornou-se num grande produtor de
trigo.
Os principais parceiros comerciais da Arábia Saudita são os
Estados Unidos da América, o Japão, o Reino Unido, a Alemanha, a França e a Coréia do Sul.
A Arábia Saudita é um grande destino de
imigração proveniente do sul e leste da Ásia e da África Oriental, principalmente de trabalhadores não especializados.

Religião


Na Arábia Saudita foi revelado o Alcorão pelo profeta Maomé, religião a qual denominou-se de Islão. Actualmente, a constituição do país é baseada no Alcorão, e nos resgates monoteístas que Muhammad Abd Al-Wahhab.
A prática pública de qualquer outra religião que não o Islão é proibida naquele país. Esta intolerância é alvo de várias críticas de várias entidades no resto do mundo.

A distribuição de crentes é, aproximadamente:
Islão - 92,83%;
Cristianismo - 4,54%
Não religiosos - 1,4%;
Hinduísmo - 0,60%;
Budismo - 0,42%;
Sikhismo - 0,19%;
Fé Bahá'í - 0,02%

Cultura


A cultura da Arábia Saudita é assentada, praticamente, nas tradições da religião islâmica, predominante. Na Arábia Saudita ficam dois dos locais mais sagrados do Islão, os quais se consideram os berços da religião, as cidades de Meca e Medina, tomadas por peregrinos do mundo inteiro durante a cerimónia do Hajj.

Geografia


A Arábia Saudita é um país do sudoeste da Ásia. Ocupa 4/5 da Península Arábica.

Em área é o maior país árabe, com uma superfície de 1 960 582 km². Está limitado pela Jordânia, pelo Iraque e pelo Kuwait, a norte; pelo golfo Pérsico, pelo Qatar, pelos Emirados Árabes Unidos e por Omã, a leste; pelo Iémen, a sul; e pelo mar Vermelho, a oeste.

As cidades mais importantes são Riade (capital), Jeddah, Meca, Medina, Dammam, Tabuk e Taif.
A maior parte do território da Arábia Saudita é quase toda constituído por desertos..